Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

E DEUS CRIOU O PROFESSOR...

Conta a lenda que, quando Deus liberou o conhecimento sobre como ensinar os homens, determinou que aquele "saber" ficaria restrito a um grupo muito selecionado de sábios. Mas, neste pequeno grupo, onde todos se achavam "semi-deuses", alguém traiu as determinações divinas...

Aí aconteceu o pior!!!!!!........

Deus, bravo com a traição, resolveu fazer valer alguns mandamentos:

1º - Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.

2º - Não verás teu filho crescer.

3º - Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.

4º - Terás gastrite, se tiveres sorte. Se for como os demais terás úlcera.

5º - A pressa será teu único amigo e as suas refeições principais serão os lanches, as pizzas e o china in box.

6º - Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos.

7º - Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes 5 anos de trabalho;

8º - Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás.

9º - Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único.

10º - As pessoas serão divididas em 2 tipos: as que ensinam e as que não entendem. E verás graça nisso.

11º - A máquina de café será a tua melhor colega de trabalho, porém, a cafeína não te fará mais efeito.

12º - Happy Hours serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas loucas como você.

13º - Terás sonhos, com cronograma, planejamento, provas, fichas de alunos, provas substitutivas e não raro, resolverás problemas de trabalho neste período de sono.

14º - Exibirás olheiras como troféu de guerra.

15º - E, o pior........ inexplicavelmente gostarás de tudo isso...

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Tangerinos é originalidade no carnaval de Sertânia

Troça carnavalesca Os Tangerinos e o boi enganoso promete animar as ruas de Sertânia durante o carnaval. Com bastante originalidade, os tangerinos usam máscaras coloridas, produzidas artesanalmente, chapéus de palha pintados, uma longa vestimenta de chita estampada e chocalhos.

A animação começa logo cedo da manhã do domingo de carnaval nas ruas da Vila da COHAB, em seguida, Os Tangerinos desfilam pelas principais ruas do centro da cidade.

“Os Tangerinos e o Boi Enganoso”, se constituiu em uma Troça Carnavalesca e está proporcionando uma identidade Cultural de Raízes genuínas aos festejos de Momo em Sertânia. A troça foi fundada por Wilton Augusto e Josessandro Andrade.

“OS TANGERINOS E O BOI ENGANOSO”

A histórias de bois influenciaram a literatura de Sertânia. No livro “ O Boi de Ouro e Outras Histórias”, o escritor e poeta Ulisses Lins de Albuquerque relata um pouco de sua história. Já o Poeta, Artista Plástico e Dramaturgo Marcos Cordeiro em seu premiado Romançal Pernambuco, dedica todo um capítulo para narrar o “Romance do Boi Enganoso”.

Baseado nas figuras quase lendárias do Boi Japonês, o boi de ouro e o boi enganoso e as míticas que envolvem as sua pegas, é que surge este folguedo.

São histórias reais, acontecidas em Sertânia, que serviram de pesquisa e inspiração para que se criasse o enredo para o ritual dos tangerinos, aqueles que tangem o boi, que é um boi enganoso, fruto de uma colagem popular dessas histórias, que imaginava-se que era apenas uma, mas com o estudo descobriu-se tratar-se de várias. Mas aí na cabeça do povo e na mente dos artistas populares o folguedo já estava sedimentado: os tangerinos que correm tangendo o boi, que representa os vários bois anteriormente citados.

No enredo do ritual folclórico, o boi enganoso foi enjeitado pela mãe, ainda pequeno, tendo sofrido muito. Criado na caatinga Pela mãe natureza virou um animal bonito e forte. Muito querido na Região que habitava, em Sertânia.

A Mitologia criada em torno de sua imagem é de que era um boi que ninguém pegava, atraindo a atenção dos vaqueiros da região com espírito aventureiro, ao ponto de se organizarem levas destes no rastro do Boi Enganoso. Há quem diga que o mesmo “alumiava”. Outros testemunham tê-lo visto voando.

Os Tangerinos não são os Vaqueiros que em suas indumentárias de couro em montaria que perseguiam o Boi. São humildes e pobres tangedores de animal alheio pelas estradas desse sertão de Deus, cantando suas toadas e aboios e que certamente também chegaram a tanger um dia um Boi Enganoso.

Os Tangerinos tangem as mágoas e tristezas e com seus aboios e chocalhos buscam a alegria de um carnaval que, como um Boi Enganoso, nos engana nos 04 dias da Festa de Momo.

Na imaginação dos Carnavalescos, os Tangerinos vão em busca do boi Enganoso, o boi da alegria carnavalesca da gente!

Informações e foto: Josessandro Andrade

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

UM ANO NOVO ARRETADO PRA VOCÊS TUDIM !!!!

Sobre as suas metas para o Ano Novo

Anote os seus querê e pendure num lugar que você enxergue todo dia.
Mesmo que seus objetivos estejam mais longe que a baixa da égua, vale à pena correr atrás. Não se agonie. Peleje.
Se vire num cão chupando manga e mêta o pé na carreira, pois pra gente conseguir o que quer, tem é Zé.
Lembre que pra ficar estribado é preciso trabalhar. Não fique só frescando.

Sobre o amor

Não fique enrolando e arrudiando prá chegar junto de quem você gosta. Tome rumo, avie, se avexe, rapaz !
Dê um desconto prá peste daquele (a) cabrito (a) que só bate fofo com você. Aperreia ele (a). Vai que dá certo e nasce um bruguelim réi amarelo.
Você é uma corra-mar-linda (esta tem que traduzir: “coisa mais linda !”). Se você ainda não tem ninguém, não pegue qualquer marmota. Escolha uma corra-mar-linda igual a você.
Não bula no que tá quieto. Num seja avexado, pois de tanto coisar com uma, coisar com outra, você acaba mesmo é com um chapéu de touro.
As cabritas num devem se agoniar. O certo é pastorar até encontrar alguém pai d'égua. Num devem se atracar com um cabra peba, malamanhado e fulerage. O segredo é pelejar e não desistir nunca. Deixe quem quiser mangar. Um dia vai aparece um machorréi. (Aqui também precisa tradução: Macho Velho)



Sobre o trabalho


Trabalhe, num se mêta a besta. Quem num dá um prego numa barra de sabão num tem vez não.
Se você vive fumando numa quenga, puto nas calças e não agüenta mais aquele seu chefe réi fulerage, tenha calma, não adianta se ispritar.
Se ele não lhe notou até agora é porque num tá nem aí se você rala o bucho no trabalho. Procure algo melhor e cape o gato assim que puder.


Sobre a sua vidinha

Se a vida não está como você quer, num bote boneco, num fique virado na molesta e nem fique de lundu. Saia com aquele magote de amigos pra tomar uns merol. Tome umas meiotas e conte uma ruma de piadas e pronto: tudo melhora
Você já é cagado de sorte só por estar vivo. Pense nisso e agradeça a Deus.
Se você tiver, cuide bem dos bruguelos e da mulher (ou do marido). Dê sempre mais que o sustento, pois eles lhe dão o aconchego ü Não fique batendo no quengo por besteira. Seje macho e pense positivo.
Num se avexe, num se aperreie e nem se agonie. Num é nas carreira que se esfola um preá.


Arrumação motivacional

No forró da entrada do ano, coma aquela gororoba até encher o bucho. É prá dar sorte, mas cuidado, senão dá gastura.
Tome um burrim e tire o gosto com passarinha ou panelada que é prá num perder a mania.

E prá começar o ano dicunforça mermo:

Reflita sobre as besteiras do ano passado e rebole no mato os maus pensamentos.

Murche as orêia, respire fundo e grite bem alto: Sai mundiça!

Agora é só levantar a cabeça e desimbestar no rumo da venta que vai dar tudo certo em 2010, afinal de contas você é nordestino.
E para os que não são da terrinha, mas são doidim prá ser, nosso desejo é que sejam tão felizes quanto nós.



Peeeeennnnse num ano que vai ser bom que só a gota serena !!! Respeite esse 2010 !