Páginas

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Tangerinos é originalidade no carnaval de Sertânia

Troça carnavalesca Os Tangerinos e o boi enganoso promete animar as ruas de Sertânia durante o carnaval. Com bastante originalidade, os tangerinos usam máscaras coloridas, produzidas artesanalmente, chapéus de palha pintados, uma longa vestimenta de chita estampada e chocalhos.

A animação começa logo cedo da manhã do domingo de carnaval nas ruas da Vila da COHAB, em seguida, Os Tangerinos desfilam pelas principais ruas do centro da cidade.

“Os Tangerinos e o Boi Enganoso”, se constituiu em uma Troça Carnavalesca e está proporcionando uma identidade Cultural de Raízes genuínas aos festejos de Momo em Sertânia. A troça foi fundada por Wilton Augusto e Josessandro Andrade.

“OS TANGERINOS E O BOI ENGANOSO”

A histórias de bois influenciaram a literatura de Sertânia. No livro “ O Boi de Ouro e Outras Histórias”, o escritor e poeta Ulisses Lins de Albuquerque relata um pouco de sua história. Já o Poeta, Artista Plástico e Dramaturgo Marcos Cordeiro em seu premiado Romançal Pernambuco, dedica todo um capítulo para narrar o “Romance do Boi Enganoso”.

Baseado nas figuras quase lendárias do Boi Japonês, o boi de ouro e o boi enganoso e as míticas que envolvem as sua pegas, é que surge este folguedo.

São histórias reais, acontecidas em Sertânia, que serviram de pesquisa e inspiração para que se criasse o enredo para o ritual dos tangerinos, aqueles que tangem o boi, que é um boi enganoso, fruto de uma colagem popular dessas histórias, que imaginava-se que era apenas uma, mas com o estudo descobriu-se tratar-se de várias. Mas aí na cabeça do povo e na mente dos artistas populares o folguedo já estava sedimentado: os tangerinos que correm tangendo o boi, que representa os vários bois anteriormente citados.

No enredo do ritual folclórico, o boi enganoso foi enjeitado pela mãe, ainda pequeno, tendo sofrido muito. Criado na caatinga Pela mãe natureza virou um animal bonito e forte. Muito querido na Região que habitava, em Sertânia.

A Mitologia criada em torno de sua imagem é de que era um boi que ninguém pegava, atraindo a atenção dos vaqueiros da região com espírito aventureiro, ao ponto de se organizarem levas destes no rastro do Boi Enganoso. Há quem diga que o mesmo “alumiava”. Outros testemunham tê-lo visto voando.

Os Tangerinos não são os Vaqueiros que em suas indumentárias de couro em montaria que perseguiam o Boi. São humildes e pobres tangedores de animal alheio pelas estradas desse sertão de Deus, cantando suas toadas e aboios e que certamente também chegaram a tanger um dia um Boi Enganoso.

Os Tangerinos tangem as mágoas e tristezas e com seus aboios e chocalhos buscam a alegria de um carnaval que, como um Boi Enganoso, nos engana nos 04 dias da Festa de Momo.

Na imaginação dos Carnavalescos, os Tangerinos vão em busca do boi Enganoso, o boi da alegria carnavalesca da gente!

Informações e foto: Josessandro Andrade

Nenhum comentário: